Cacau: realmente dos Deuses!

 
CACAUQuando se consome o chocolate, dificilmente se pensa na complexidade da sua origem. O cacau, sua principal matéria-prima, fazia parte da cultura Maia (América Central) e Asteca (México), nas quais era utilizado para a elaboração de diversas bebidas sofisticadas na Corte e também em datas comemorativas, como em casamentos, nos quais eram dados como um importante presente para a família da noiva. O cacau era tão sagrado, que foi até utilizado como moeda, comparando-se a pedras preciosas. O reverenciado fruto foi denominado pelo cientista sueco Carl Von Linnaeuus como Theobroma Cacao, que significa fruto dos deuses, em homenagem aos povos nativos da América pré-colombiana que acreditavam que recebiam o fruto como presente das divindades.

O cacau é considerado um superalimento, ou seja, contém uma grande quantidade de nutrientes quando comparado à outros alimentos. Ele é a fonte número 1 de magnésio, que auxilia no funcionamento do coração e possui alto teor de theobromina, que dilata o sistema os vasos e brônquios, estimulando o sistema cardiopulmonar, melhora a performance muscular e o fluxo nervoso e diurético.

Além disso, o cacau carrega uma concentração de antioxidantes superior à de qualquer outro alimento natural. Antioxidantes são moléculas de carga positiva que neutralizam os radicais livres do nosso organismo – moléculas de carga negativa originárias do processo celular natural de queima de oxigênio e por alguns fatores externos como poluição do ar -, prevenindo a danificação de células sadias do nosso corpo, o aparecimento de doenças, como o câncer e processos de envelhecimento.   Uma das substâncias antioxidantes presentes no fruto são os flavonoides, que também agem prevenindo o aparecimento de coágulos sanguíneos, evitando a ocorrência de hipertensão arterial, ataques cardíacos e derrames, além de aumentarem o fluxo de sangue para o cérebro.

É rico em ferro, cobre e manganês, importantes para o transporte de oxigênio feito pela hemoglobina do sangue; em cromo, que ajuda a balancear os índices de açúcar; em zinco, importante para a pele e para o sistema imunológico; em vitamina C, uma das principais moléculas para aumentar a imunidade e em retinol, ácido arcórbico e vitamina A, B1, B2 e B3, que são verdadeiras aliadas da beleza por provocarem a hidratação e oxigenação da pele.

Possui grande quantidade de triptofano, um aminoácido que eleva os níveis de serotonina no sistema nervoso central, provocando a sensação de prazer e bem-estar e ainda carrega ainda níveis de anandamida, que é liberada em momentos de entusiasmo, aumentando ainda mais essa sensação de felicidade!

Cacau: realmente dos Deuses!
Tagged on: